Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Médicos do Acre anunciam greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira, 9

Médicos do Acre anunciam greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira, 9

Foto: Arquivo/Sindmed-AC

Os médicos da rede estadual de saúde do Acre decidiram iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira, 9 de maio. A decisão foi aprovada em assembleia geral extraordinária realizada na noite de segunda-feira, 5, pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), após a categoria alegar falta de pagamento de gratificações e plantões extras por parte do governo do Estado.

Conforme o sindicato, durante a paralisação, apenas os serviços de urgência e emergência serão mantidos, incluindo o atendimento pediátrico, essencial neste período de alta nos casos de doenças respiratórias. Consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas — que podem ser reagendadas — serão suspensas.

Segundo o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, há profissionais que aguardam pagamentos desde 2024. “A decisão foi coletiva, porque a classe está cansada de promessas. Agora, a decisão é retornar ao trabalho apenas depois do pagamento”, declarou.

Ainda segundo o sindicalista, em 2024, uma paralisação pelo mesmo motivo já havia sido deflagrada e suspensa após um acordo com o governo estadual, que prometeu quitar os débitos. No entanto, conforme Pulici, apenas parte da dívida foi paga, o que gerou nova insatisfação entre os médicos.

Sair da versão mobile