O Rio Acre atingiu neste sábado, 17, o menor nível registrado em 2025 até agora, com 4,07 metros em Rio Branco, segundo a Defesa Civil Municipal. A marca representa também o terceiro menor nível do manancial para este período do ano nos últimos 11 anos, superando apenas os índices de 2016 e 2024.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, a tendência é de que o nível continue baixando nos próximos dias.
“Esse é o menor nível deste ano e o terceiro menor nível dos últimos 11 anos para esse período. O menor nível do que esse só aconteceu em 2016 e 2024. A expectativa é que continue em vazante. Nós já estamos no início da estiagem, e a sequência é essa. Brasileia, por exemplo, está abaixo de um metro e meio. Aqui [em Rio Branco], provavelmente, amanhã [domingo, 18], estaremos abaixo de 4 metros”, destacou.
A Defesa Civil deu início em 9 de abril a uma operação de apoio aos moradores da zona rural, com entrega de alimentos e abastecimento emergencial de água. Até agora, 50 toneladas de mantimentos foram distribuídas, e outras 46 toneladas devem ser entregues até 10 de junho.
Na cidade, o plano de combate às queimadas foi atualizado, e ações de conscientização seguem sendo realizadas para enfrentar as consequências da seca, como ondas de calor e incêndios florestais.