Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vivência Cultural reúne mulheres indígenas em Rio Branco com foco em tradições, autonomia e direitos

Vivência Cultural reúne mulheres indígenas em Rio Branco com foco em tradições, autonomia e direitos

Foto: Juan Vicent Diaz

Entre os dias 16 e 18 de maio, o Parque Capitão Ciríaco, em Rio Branco, será palco da III Vivência Cultural com a SITOAKORE, evento gratuito e aberto ao público, com foco especial nas mulheres indígenas em contexto urbano e seus familiares. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais e exposições de saberes tradicionais.

A atividade é promovida pela Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (SITOAKORE), fundada em 2005 e com sede em Rio Branco. A instituição representa 22 povos indígenas da região amazônica, abrangendo 458 aldeias em 37 terras indígenas, e atua na defesa dos direitos das mulheres indígenas e na preservação das culturas ancestrais.

A vivência integra as ações continuadas da organização e busca valorizar o protagonismo feminino por meio de iniciativas ligadas ao artesanato, medicina tradicional, práticas de parteiras e pajés, segurança alimentar e justiça climática. A proposta é oferecer um espaço de fortalecimento da identidade e da autonomia das mulheres indígenas.

A atual gestão da SITOAKORE é coordenada por Xiú Shanenawa, liderança indígena que reafirma o compromisso da organização com a incidência em políticas públicas e a construção de pontes entre saberes ancestrais e os desafios contemporâneos. “A vivência é também um momento de troca e de reafirmação cultural. A cidade também é território indígena”, destaca Xiú.

O evento é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB/2024), por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). A programação completa será divulgada nas redes sociais da organização.

Sair da versão mobile