11 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Com 120 cirurgias previstas, mutirão ginecológico do governo transforma a vida de mulheres em Mâncio Lima

Iniciativa leva saúde reprodutiva para mais perto da população e reforça compromisso com dignidade e autonomia feminina no interior do Acre.

Anne Nascimento por Anne Nascimento
10/05/2025 - 16:00
Foto: Diego Silva/Secom

Foto: Diego Silva/Secom

Manda no zap!CompartilharTuitar

Com a previsão de realizar 120 cirurgias ginecológicas eletivas em apenas uma semana, o governo do Acre deu início neste sábado, 10, a um mutirão de atendimentos no Hospital Geral Dr. Abel Pinheiro, em Mâncio Lima, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). A ação, voltada principalmente para laqueaduras, representa um avanço inédito na saúde reprodutiva da região do Juruá e promete transformar a vida de dezenas de mulheres que aguardavam há anos por esse procedimento.

“Esperei por esse momento por anos. Agora posso cuidar de mim, da minha saúde e da minha família com mais tranquilidade”, desabafa Ramila Amoedo, de 30 anos, uma das primeiras pacientes atendidas pelo mutirão. Mãe de duas filhas, ela comemorou a chance de realizar a cirurgia sem precisar se deslocar até a capital. “Era caro, cansativo e demorava. Agora, com esse mutirão, a gente tem dignidade.”

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A mobilização é parte do programa Opera Acre, que tem como meta zerar ou reduzir drasticamente a fila de cirurgias eletivas em todo o estado. Além de ampliar o acesso aos procedimentos, o programa promove descentralização do atendimento e fortalecimento da rede hospitalar regional.

“Estamos garantindo que as mulheres da região tenham acesso aos seus direitos reprodutivos sem precisar sair de seus municípios. É saúde perto de casa, com qualidade e respeito”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.

O mutirão, que vai até o dia 17 de maio, conta com apoio da Prefeitura de Mâncio Lima. O prefeito Zé Luiz celebrou o impacto direto da ação na vida das mulheres do município. “É uma alegria imensa ver nosso hospital recebendo esse reforço. As mulheres de Mâncio Lima merecem esse cuidado.”

O hospital foi devidamente estruturado para o atendimento, com equipes especializadas e equipamentos adequados, garantindo segurança e acolhimento durante todo o processo. A ação não se resume a números: representa autonomia, respeito e qualidade de vida para mulheres que, como Ramila, aguardavam não só por um procedimento médico, mas por um novo recomeço.

“A vida dessas mulheres está sendo transformada, e esse é o compromisso que firmamos com a população: levar saúde de qualidade para onde as pessoas estão”, reforçou Pascoal.

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Dia do Lúpus chama a atenção para um mal silencioso

Próxima Notícia

STF forma maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

Mais Notícias

Comarca de Tarauacá institui protocolo de atendimento para casos suspeitos de abuso e exploração infantil
3º destaque

TJAC proíbe retroatividade de nova lei penal e garante progressão de regime a apenada sem pagar multa

11/05/2025
Mais de 200 cirurgias são realizadas em ação conjunta de saúde no Acre
2º destaque

Mais de 200 cirurgias são realizadas em ação conjunta de saúde no Acre

11/05/2025
Nova vacina contra a dengue chega ao Brasil na próxima semana
6º destaque

Acre tem a segunda maior incidência de casos prováveis de Zika no Brasil

11/05/2025
Confira a programação da Terça-feira Santa na Diocese de Rio Branco
4º destaque

Bispo de Rio Branco comenta eleição do Papa Leão XIV: “Surpresa geral, mas cheia de esperança”

11/05/2025
Acre sob alerta: Inmet prevê chuvas fortes e ventos de até 100 km/h em todo estado
1º destaque

Alerta de chuvas intensas vale para todo o Acre a partir deste domingo

11/05/2025
Inscrições para o Encceja estão abertas até 2 de maio
Destaques Cotidiano

Confira lista com 96 concursos abertos e 15.025 vagas em todo o país

11/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
STF torna ré deputada Carla Zambelli por perseguição com arma

STF forma maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

INSS anuncia mudanças no auxílio-doença com alterações válidas pelos próximos seis meses

AGU pede o bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre