A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) iniciou na madrugada desta quarta-feira, 21, a mudança do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) para um novo endereço no bairro Castelo Branco, em Rio Branco. A nova sede funcionará em uma residência localizada na Rua Bola Preta.
O contrato de locação do imóvel foi publicado na edição desta terça-feira, 20, do Diário Oficial do Estado (DOE). O acordo, firmado entre a SASDH e uma imobiliária que representa a proprietária do imóvel, tem vigência até 16 de maio de 2026 e prevê o pagamento mensal de R$ 6.283,40.
A escolha do local ocorre após semanas de protestos de moradores de bairros da Baixada da Sobral, entre eles do Castelo Branco.
Conforme a prefeitura, a escolha do bairro considera que está próximo da UPA do Segundo Distrito, do Hospital de Saúde Mental (Hosmac) e do Restaurante Popular, o que, segundo a gestão municipal, favoreceria o atendimento à população em situação de rua.
Na manhã desta quarta-feira, 21, o secretário de Assistência Social, João Marcos Luz, marcou uma coletiva de imprensa para apresentar detalhes sobre a nova sede e os próximos passos da instalação do Centro Pop no bairro Castelo Branco.
Protestos e pressões
Na terça-feira, 20, moradores da Baixada da Sobral estiveram na Câmara Municipal de Rio Branco com cartazes pedindo o apoio dos vereadores para barrar a transferência do Centro Pop para aquela região. Eles alegam preocupação com a segurança e o bem-estar de idosos que vivem nos bairros próximos ao local.
Na semana anterior, manifestações ocorreram com o bloqueio da Ladeira do Bola Preta, e na segunda-feira, 19, a Rua Rio de Janeiro, no bairro Mascarenhas de Moraes, também foi interditada em protesto.
Durante audiência pública na Câmara, o promotor de Direitos Humanos do MPAC, Thalles Ferreira, que defende o fechamento da atual sede do Centro Pop e a transferência do órgão para espaço mais adequado, denunciou, em audiência pública na Câmara, que os proprietários do imóvel que seria alugado para a nova sede da entidade estariam recebendo ameaças de moradores.