Durante a 15ª reunião da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), realizada em Rio Branco, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez um discurso contundente em defesa da preservação ambiental. Ao utilizar uma metáfora que remete ao Papa Leão XIV, ela afirmou que “o Leão e o Cordeiro podem deitar na mesma cama”, relembrando que o sumo pontífice, além de americano, é peruano, por sua dupla nacionalidade.
Marina, ao citar o Papa, disse que gosta de chama-lo de Leão Cordeiro, destacando a necessidade de união entre diferentes setores da sociedade na luta pela proteção da natureza.
“Não é da natureza dos dois ficarem muito próximos, mas a natureza é o espaço onde isso é possível. O Cordeiro precisa de água potável, o Leão também. O Leão precisa de terra fértil, o Cordeiro também. E se estendermos essa metáfora, o capitalista precisa, o socialista precisa, o branco, o preto, a mulher, o idoso, o indígena, o empresário, o trabalhador. É na natureza que diferentes podem conviver e se unir”, afirmou Marina.
Em tom de esperança, Marina celebrou os resultados da política ambiental do atual governo, citando a redução inédita do desmatamento em curto prazo. Ela fez questão de enaltecer o trabalho da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento ao Desmatamento, do IBAMA e de sua equipe no ministério.
Marina também compartilhou momentos pessoais ao relembrar sua trajetória, desde sua alfabetização aos 16 anos, até sua graduação em História na Universidade Federal do Acre (Ufac), onde ingressou em 1992. “Foi a janela que me trouxe para as muitas possibilidades que hoje vivemos”, disse.
Ao falar sobre o papel das florestas, Marina destacou não apenas sua importância ambiental, mas também seu valor simbólico e cultural. “As florestas são fundamentais para os serviços ecossistêmicos, para o equilíbrio hidrológico, para a biodiversidade e para o sequestro e estoque de carbono. Além disso, têm uma beleza pictórica, imagética, acústica e misteriosa que nos encanta e nos conecta com algo maior”, concluiu.