O vereador Samir Bestene, do Progressistas, relativizou, nesta quarta-feira, 28, o tratamento hostil, por parte de senadores, contra a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante reunião na Comissão de Infraestrutura do Senado na terça, 27.
Bestene afirmou, em plenário, que quando se trata de uma pessoa pública “sempre haverá debates quentes e questionamentos”. O parlamentar acusou, ainda, a acreana de ter virado as costas para os senadores.
Marina se retirou da reunião após declarações apontadas como machistas e ofensivas. Na ocasião, o senador Plínio Valério (PSDB), do Amazonas, afirmou que a acreana não merecia respeito enquanto ministra. Em março, durante uma audiência da CPI das ONGs, o mesmo parlamentar declarou: “Imagine o que é tolerar a Marina 6 horas e 10 minutos sem enforcá-la?”.
Ainda em sua fala, Bestene criticou o discurso ambientalista da ministra do Meio Ambiente. “Temos que nos questionar bastante sobre esse ambientalismo. A região Norte do Brasil é a maior reserva do mundo. Como o estado vai crescer sem estradas, sem poder produzir? Quem é que vive de extrativismo? Vamos parar com esse discurso hipócrita. Precisamos evoluir, não podemos parar no tempo”.
O vereador afirmou ainda que não se pode pregar o vitimismo e parabenizou o governador Gladson Camelí, também do PP, pelo aumento na produção da soja e do agronegócio no Acre durante seu governo.