A partir desta quarta-feira, 14, trabalhadores de Rio Branco que moram em áreas atingidas pela cheia do Rio Acre em 2025 já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por motivo de calamidade. A liberação foi autorizada pela Caixa Econômica Federal na terça-feira, 13, após a entrega do mapeamento das regiões afetadas pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
O processo deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo FGTS, disponível para celulares. Podem solicitar o benefício os trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, que possuam saldo na conta do fundo e que não tenham feito saque por calamidade nos últimos 12 meses pelo mesmo motivo.
Para realizar a solicitação, é necessário apresentar um comprovante de residência emitido no máximo 90 dias antes do evento, que comprove vínculo com uma das áreas atingidas. Quem não tiver esse documento poderá procurar a sede da Defesa Civil de Rio Branco, a partir do dia 17 de maio, para solicitar uma declaração de atingido.
O valor máximo permitido para retirada é de R$ 6.220,00 por trabalhador.
A Prefeitura orienta que os moradores verifiquem previamente se o endereço está incluído no mapeamento da área afetada e mantenham seus dados atualizados junto à Caixa. Em caso de dúvidas, os canais oficiais da Defesa Civil e da Caixa Econômica Federal estão disponíveis para atendimento.