Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Empresa chinesa desenvolve ferramenta que vai traduzir em linguagem humana sons e gestos dos pets

Empresa chinesa desenvolve ferramenta que vai traduzir em linguagem humana sons e gestos dos pets

Foto: Getty Images

O seu cão olha para você, late algumas vezes, exibe uma expressão diferente, mas você não compreende exatamente o que ele quer “dizer”, apesar de se esforçar bastante. Você faz cara de paisagem, e a vida segue.

A cena não é rara. Alguns tutores, com o tempo, até adquirem a habilidade de compreender os seus pets. Mas um empresa chinesa de tecnologia está trabalhando para democratizar a compreensão e facilitar o processo radicalmente.

Os animais de estimação “vão falar”. A Baidu, proprietária do maior mecanismo de buscas on-line da China, está trabalhando para traduzir sons animais em linguagem humana.

Com ajuda de inteligência artificial (IA), o sistema vai coletar dados de animais, como sons vocais, comportamento e sinais fisiológicos. Esses dados seriam então processados ​​e combinados, antes de uma análise com tecnologia de IA projetada para reconhecer o estado emocional do animal.

O tradutor revolucionário ainda está em fase de pesquisa, mas a sua patente já foi registrada, contou reportagem na Sky News.

Entender o que os pets “dizem” fascina o homem há muito tempo. Vídeos em que cães “se comunicam” com os seus tutores por meios de botões em tapetes costumam viralizar. Mas até hoje se discute se há realmente um processo de comunicação nesses casos. A Baidu pretende se apresentar, com a nova ferramenta, como um divisor de águas nessa questão.

Usuários de redes sociais na China, onde o mecanismo deverá ser usado pela primeira vez, mostraram-se muito animados com a novidade. Outros, entretanto, assumiram posição mais cautelosa, dizendo que preferem esperar como o aplicativo vai funcionar em várias situações do dia a dia em que os dois mundos — o animal e o humano — parecem inconciliáveis.

Por Extra

Sair da versão mobile