21 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

21 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira

Taxa de inscrição pode ser paga por boleto, Pix e cartão de crédito.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
26/05/2025 - 07:55
Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Manda no zap!CompartilharTuitar

Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 podem se inscrever a partir desta segunda-feira (26) exclusivamente por meio da Página do Participante. O prazo termina no dia 6 de junho.Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feiraInscrições para o Enem começam nesta segunda-feira

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçou que as inscrições para todos os exames e avaliações sob sua responsabilidade só podem ser feitas pelos sistemas oficiais da autarquia.

“Qualquer outra plataforma ou canal não autorizado configura tentativa de fraude”, destacou a entidade.

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição – R$ 85 – pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).

O prazo para realizar o pagamento vai até 11 de junho e, segundo o Inep, não haverá prorrogação.

Provas

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação em língua portuguesa.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de redação e provas objetivas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A aplicação terá cinco horas e 30 minutos de duração.

Já no segundo dia, serão feitas as provas de matemática, química, física e biologia. Nesta data, a aplicação terá cinco horas de duração.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.

Reaplicação

Ainda de acordo com o edital, as provas do Enem serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados funcionam como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servir de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior que possuem convênio com o Inep.

Por: Agência Brasil

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

INSS começa a devolver a aposentados mensalidades associativas

Próxima Notícia

Anvisa proíbe comercialização de duas marcas de azeite. Veja quais

Mais Notícias

Reprodução/Redes sociais
1º guia gazeta

Vídeo: tutores e animais brigam após cão cheirar o traseiro de outro

20/08/2025
Reprodução / YouTube
1º guia gazeta

Carro atinge influenciadores enquanto gravavam vídeo comendo; VÍDEO

19/08/2025
hytalosantos/Instagram
1º guia gazeta

STJ mantém prisão do influenciador Hytalo Santos

19/08/2025
Hytalo Santos e marido — Foto: Abraão Cruz/TV Globo
1º guia gazeta

Hytalo e marido deixam cadeia em Carapicuíba chorando e são transferidos para presídio em São Paulo

18/08/2025
Jovem de 20 anos confessa ter matado namorado na Bahia após ele se negar a mostrar-lhe mensagens em celular — Foto: Reprodução/Redes Sociais
1º guia gazeta

Jovem confessa ter matado namorado após ele se negar a mostrar mensagens em celular

18/08/2025
Foto: Reprodução
1º guia gazeta

Alarme contra o sarampo nas Américas: mais de 10 mil casos e 18 óbitos

17/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Getty Images

Anvisa proíbe comercialização de duas marcas de azeite. Veja quais

Foto: Walcimar Júnior

Rio Acre apresenta leve subida em Rio Branco, mas Defesa Civil alerta que aumento é temporário e nível deve voltar a cair

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre