28 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

28 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Vênus pode ser mais parecido com a Terra do que achávamos, diz estudo

A atividade tectônica similar à da Terra pode ajudar os pesquisadores a entender como foi a evolução geológica do nosso planeta.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/05/2025 - 16:34
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Manda no zap!CompartilharTuitar

Um novo estudo realizado por pesquisadores norte-americanos e suíços revelou que Vênus pode ter atividade tectônica similar à da Terra, mesmo não possuindo placas tectônicas. A análise de dados coletados há décadas sugere que o segundo planeta a partir do Sol possui processos tectônicos que deformam sua superfície e reciclam sua crosta. A pesquisa foi publicada no periódico Science Advances na última quarta-feira (14/5).

Caso a análise da equipe de pesquisa esteja correta, as grandes formações circulares na superfície de Vênus são explicadas pelas coronas. Inicialmente, os cientistas achavam que elas eram crateras de impacto mas, na verdade, são estruturas vulcânicas. As coronas são causadas por plumas de material fundido que sobem do interior do planeta, deformam a superfície e depois colapsam, formando um anel com fraturas.

“Coronas não são encontradas na Terra hoje. No entanto, elas podem ter existido quando nosso planeta era jovem e antes do estabelecimento das placas tectônicas”, revelou o autor principal do artigo e cientista planetário Gael Casciolli, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, em comunicado à imprensa.

Para determinar a semelhança, a equipe de pesquisa desenvolveu modelos para descrever diferentes cenários para a formação de coronas através de plumas. Em seguida, os pesquisadores analisaram 75 coronas utilizando dados de topografia e gravidade. Em 52 delas, eles identificaram plumas ativas, menos densas e mais quentes, sugerindo uma atividade interna contínua.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Há dois processos geológicos que acontecem na Terra e também podem estar ocorrendo na superfície venusiana. O primeiro é subducção, que, em Vênus, ocorre quando o material empurrado pela pluma colide com outras partes da crosta e pode ser forçado para o interior. Já o segundo é o gotejamento litosférico, que acontece quando partes da litosfera aquecidas por baixo se tornam densas e caem no manto.

Uma das grandes hipóteses dos cientistas para a semelhança tectônica entre Vênus e a Terra é que mesmo sem placas tectônicas, o vizinho mais próximo do nosso planeta apresenta uma forma alternativa de atividade tectônica, podendo ser semelhante ao que ocorreu na era primitiva da Terra.

“O mais empolgante para o nosso estudo é que agora podemos afirmar que provavelmente existem vários processos ativos em andamento impulsionando a formação das coronas. Acreditamos que esses mesmos processos podem ter ocorrido no início da história da Terra”, destacou a coautora e cientista Anna Gülcher, da Universidade de Berna, na Suíça.

Os pesquisadores vão continuar estudando as coronas de Vênus para entender a evolução geológica do planeta e, principalmente, da Terra.

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Iza fala pela 1ª vez sobre voltar com Yuri Lima: “Ninguém tem nada a ver”

Próxima Notícia

Bombeiros percorrem ramais por mais de uma hora para resgatar criança ferida no interior do Acre

Mais Notícias

A 'licença-menstrual' poderá ser de até 2 dias consecutivos por mês — Foto: Getty Images/via BBC
1º guia gazeta

Câmara aprova proposta que cria licença-menstrual por até 2 dias ao mês com laudo médico

28/10/2025
Imagem de satélite mostra furacão Melissa, de categoria 5, sobre o mar do Caribe em 26 de outubro de 2025. — Foto: RAMMB/CIRA handout via AFP
1º guia gazeta

Furacão Melissa se mantém em categoria 5 há mais de 24 horas

28/10/2025
Foto: Torcida viaja para Buenos Aires para o jogo da semifinal da Libertadores • Reprodução
1º guia gazeta

Ônibus com torcedores do Flamengo tomba a caminho de Buenos Aires

27/10/2025
Gmail — Foto: Solen Feyissa / Unsplash
1º guia gazeta

Alerta global: mais de 180 milhões de senhas do Gmail e outros provedores foram expostas em megavazamento

27/10/2025
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Malásia  • Ricardo Stuckert / PR
1º guia gazeta

Trump deseja feliz aniversário a Lula e diz que tiveram “boa reunião”

27/10/2025
Foto: Matic Pribozic / Getty Images
1º guia gazeta

Síndrome do coração de feriado: condição pode causar arritmia e AVC

26/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Redes sociais/Bombeiros

Bombeiros percorrem ramais por mais de uma hora para resgatar criança ferida no interior do Acre

Foto: Ascom/Ieptec

Cidade do Povo comemora aniversário com oficinas gratuitas de gastronomia; veja como se inscrever

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre