Um artigo analítico publicado na revista Science Advances, nesta quarta (7/5), revelou dados interessantes sobre a mapeação marítima: 99,999% das profundezas do oceano nunca foram observadas por humanos.
O mar cobre 66% das superfícies da Terra. Mesmo cruciais para diversos processos naturais, essa área é a menos compreendida e explorada do planeta.
A equipe de cientistas analisou as 43.681 expedições submersíveis registradas, conduzidas por 14 países em 120 Zonas Econômicas (ZEEs) e em alto-mar. De acordo com os dados, estima-se que foi capturado entre 2.130 e 3.823 km² de cobertura visual do fundo do mar — o que representa no máximo 0,001% do fundo do oceano total.
Segundo os cientistas, os registros não são representativos, visto que a maioria das expedições ocorreu em ZEEs a 370km dos Estados Unidos, Japão e Nova Zelândia. Esses três países, bem como a França e a Nova Zelândia, são responsáveis por mais de 97% das explorações. “Essa amostra pequena e tendenciosa é problemática ao tentar caracterizar, entender e gerenciar um oceano global”, escreveram os autores no artigo.