Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com adesão do INSS, número de vagas do ‘Enem dos Concursos’ sobe para 3.652

Com adesão do INSS, número de vagas do 'Enem dos Concursos' sobe para 3.652

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a mais nova instituição a aderir à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Com isso, o número de órgãos participantes passou de 35 para 36 e o total de vagas ofertadas subiu de 3.352 para 3.652 – um acréscimo de 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social. A seleção ainda está em fase de estruturação: foi publicado em abril o termo de referência que convoca as bancas interessadas na organização do certame.

Somente após a definição da banca organizadora do CPNU 2 é que serão iniciados os preparativos para o lançamento do edital, previsto para julho de 2025. Além do ingresso do INSS entre as instituições participantes, o certame terá vagas para as novas carreiras transversais do Governo Federal — Analista Técnico de Justiça e Defesa, e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.

O CPNU 2 mantém a proposta de democratizar o acesso ao serviço público, com aplicação de provas em todas as regiões do País e um sistema de seleção por blocos temáticos. A nova edição também traz avanços como a realização das provas em dois dias — provas objetivas previstas para 5 de outubro e discursivas para 7 de dezembro, estas últimas apenas para os candidatos aprovados na primeira etapa.

Cronograma previsto do CPNU 2:

Edital e inscrições: julho de 2025

Prova objetiva: 5 de outubro de 2025

Prova discursiva (2ª fase): 7 de dezembro de 2025

Resultado final: fevereiro de 2026

Sair da versão mobile