Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Senti forte presença espiritual do papa Francisco’, diz Leão XIV durante missa inaugural

'Senti forte presença espiritual do papa Francisco', diz Leão XIV durante missa inaugural

Papa Leão XIV faz missa inaugural — Foto: Reuters

O papa Leão XIV disse ter sentido “uma forte presença espiritual” de Francisco, seu antecessor, durante a missa de entronização neste domingo (18), que inaugurou oficialmente seu pontificado à frente da Igreja Católica.

”Durante a missa, senti fortemente a presença espiritual do Papa Francisco, que nos acompanha do céu”, disse o novo pontífice, eleito em conclave no dia 8 de maio, na parte final da celebração.
Leão XIV celebrou a missa na Praça de São Pedro para milhares de fiéis e líderes mundiais, que lotaram o Vaticano para celebrar o novo pontífice.

Durante a missa, o papa relembrou seu antecessor em alguns momentos, e se emocionou ao mencionar os dias de tristeza, como ele chamou, após a morte do papa Francisco, quando a Igreja ficou sem seu pastor máximo.

Na homilia, o papa pediu união e amor à humanidade, e condenou o sistema econômico que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres —a fala remete seu antecessor, Francisco. Leão XIV também pediu por uma Igreja Católica unida que seja um “fermento” de esperança e unidade para um mundo reconciliado.

A homilia de Leão XIV também deu mais indícios de continuidade do pontificado de Francisco, de tom pastoral e pela união, o cuidado com a Terra, os mais pobres e os marginalizados.

“Quero uma Igreja unida, que seja fermento para um mundo reconciliado. Ainda vemos demasiado dano e discórdia causadas pelo ódio por um paradigma humano que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres. (…) Dentro dessa massa, queremos ser um pequeno fermento de esperança e de unidade. Olhai para Cristo, aproximem-se dele. Escutem a palavra de amor para que se torne sua única família”, afirmou o pontífice.
Durante a celebração, o pontífice recebeu dois itens simbólicos, o Pálio, pano branco de lã que representa o papa como pastor à frente da Igreja Católica, e o Anel de Pescador, individual de cada papa e item importante para selar documentos.

Por: g1 Mundo

Sair da versão mobile