A poucas horas do fim do prazo para regularização do título de eleitor, o Acre ainda tem 22.677 pessoas com pendências junto à Justiça Eleitoral. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados às 6h15 desta segunda-feira, 19, dos 23.666 eleitores do Acre que não votaram nos últimos três pleitos, apenas 789 (3,33%) buscaram regularizar sua situação.
Até o momento, 103 títulos já foram cancelados no Estado. Quem não se regularizar até o fim do dia poderá ter o documento cancelado, o que impede a pessoa de votar nas eleições de outubro de 2026 e pode gerar restrições como impedimento para emissão de passaporte, matrícula em universidade pública e posse em concurso.
A vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargadora Waldirene Cordeiro, reforça que o prazo é uma “última chance” para que os eleitores aptos regularizem suas pendências.
“Fechando o cadastro, a gente tem um prazo ainda maior, a última chance para regularizar. Mas a nossa ideia é que todos tenham regularização para que possam exercer seu direito de votar nas eleições futuras, que estão muito próximas”, declarou a magistrada.
Situação nacional
Em todo o país, mais de 5 milhões de brasileiros ainda têm pendências na Justiça Eleitoral e estão sujeitos ao cancelamento do título se não procurarem atendimento até o final do dia. Até agora, apenas 168.875 eleitores compareceram aos cartórios ou utilizaram canais online da Justiça Eleitoral para resolver a situação.
A regra vale para quem não votou, não justificou a ausência e não pagou a multa nas últimas três eleições consecutivas — considerando cada turno como uma eleição independente.