O Acre figura entre os últimos colocados do país no indicador que avalia o apoio a empreendimentos inovadores, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Na edição mais recente, divulgada nesta quarta-feira, 14, o estado ocupa a 18ª colocação nacional e o penúltimo lugar na região Norte, à frente apenas do Pará, que aparece na 25ª posição.
O indicador leva em consideração a presença, proporcional à população, de aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos e parques científicos associados à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Os dados servem como termômetro do compromisso dos estados com a promoção da inovação e do empreendedorismo tecnológico.

Na mesma região, Rondônia lidera o ranking nacional, ocupando a 1ª posição. O Amazonas aparece em 9º lugar, destacando-se positivamente no cenário nacional. O Pará, por outro lado, tem o pior desempenho entre os estados nortistas, na 25ª colocação, colocando o Acre como o segundo pior da região.