O Acre aparece na 23ª posição no ranking nacional de Taxa de Frequência Líquida no Ensino Fundamental, com 93,4%, segundo dados divulgados pelo Ranking de Competitividade dos Estados, com base em informações do IBGE. O indicador mede o percentual de crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, que estão regularmente matriculados no Ensino Fundamental.
A taxa de frequência líquida no ensino fundamental é o indicador que mede a proporção de alunos na idade adequada para o nível de ensino que estão efetivamente matriculados e frequentando a escola, mostrando mostra quão bem o sistema educacional está atendendo a população na faixa etária esperada para o ensino fundamental, indicando se as crianças estão na escola e na série correspondente à sua idade.
Entre os estados da Região Norte, o Amazonas se destaca, figurando na 6ª posição nacional, enquanto o Pará aparece em 8º lugar. Já o Amapá ocupa a 15ª colocação. Rondônia ficou em 19º lugar e Roraima tem o pior desempenho da região, aparecendo na 27ª e última posição.
O levantamento faz parte do pilar de Educação do Ranking de Competitividade dos Estados, que avalia a capacidade dos governos estaduais de promover políticas públicas eficientes.