Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre realiza 4ª Conferência Estadual LGBTQIAPN+ após dez anos sem o evento

Acre realiza 4ª Conferência Estadual LGBTQIAPN+ após dez anos sem o evento

Foto: Divulgação

Após uma década sem ser realizada, a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ do Acre será retomada nos dias 14 e 15 de maio, em Rio Branco. O evento começa na noite do dia 14, com solenidade de abertura às 19h no Cine Teatro Recreio. No dia seguinte, a programação segue das 8h às 17h no Museu dos Povos Acreanos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.

Organizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), a conferência tem como principal objetivo debater e propor políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+, com foco na construção de estratégias que tenham impacto em nível estadual e nacional.

“A conferência volta a acontecer depois de dez anos, como espaço para que o poder público e a sociedade civil possam apontar políticas afirmativas que enfrentem o estigma e a discriminação por orientação e identidade de gênero”, explica Germano Marino, chefe da Divisão de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTI+ da SEASDH.

Segundo ele, o evento é uma oportunidade essencial para avançar em ações voltadas a grupos em situação de vulnerabilidade, especialmente pessoas trans — tanto homens quanto mulheres — que ainda enfrentam altos índices de violência motivada pela discriminação.

A programação prevê debates, compartilhamento de experiências e elaboração de propostas concretas. A expectativa é reunir representantes da sociedade civil, do poder público e da comunidade LGBTQIAPN+ para fortalecer o controle social e o compromisso com os direitos humanos.

“É muito importante que as pessoas, principalmente os LGBTs, se façam presente para que a gente possa fazer esses indicativos para gestão estadual e dos municípios”, finaliza.

Sair da versão mobile