O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira, 5, a situação de emergência em Boca do Acre, atingida por inundações. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com isso, a prefeitura do município amazonense fica apta a solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil, como aquisição de cestas básicas, água potável, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
O estado do Amazonas tem, no momento, sete cidades com reconhecimentos de emergência vigentes. Quatro deles por inundações, dois por chuvas intensas e um por erosão de margem de rio.
“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre para fazer assistência humanitária, para dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como para restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas”, explicou o ministro do MIDR, Waldez Góes.