3 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

3 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Com 23 projetos habilitados, Acre é um dos estados com menor participação no programa Rouanet da Juventude

Edital voltado a ações culturais para jovens das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste recebeu mais de mil propostas habilitadas; Bahia, Amazonas e Goiás lideram número de projetos selecionados.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
30/05/2025 - 16:45
Rouanet da Juventude registra 100% de participação dos estados abrangidos - Foto: Victor Vec/MinC

Rouanet da Juventude registra 100% de participação dos estados abrangidos - Foto: Victor Vec/MinC

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Acre teve 23 propostas culturais habilitadas no resultado preliminar do programa Rouanet da Juventude, divulgado nesta sexta-feira, 30, pelo Ministério da Cultura (MinC). O estado ficou entre os que apresentaram menor número de projetos selecionados, em comparação com outras unidades da federação incluídas no edital.

A iniciativa, que conta com parceria da Shell do Brasil, destina R$ 6 milhões para ações formativas culturais voltadas a jovens das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

No total, foram 1.086 propostas habilitadas em 20 estados. A região Nordeste lidera a lista, com 593 projetos, sendo a Bahia o estado com maior participação (160), seguida por Pernambuco (108) e Ceará (103).

Na região Norte, onde o Acre está incluído, foram 286 propostas habilitadas. Amazonas (82), Pará (79) e Tocantins (48) apresentaram os maiores volumes. Já a região Centro-Oeste teve 209 propostas habilitadas, com destaque para Goiás (79), Distrito Federal (61) e Mato Grosso (36).

A taxa de habilitação no programa foi alta: 98,3% das propostas inscritas foram consideradas aptas a seguir para a próxima etapa. Os projetos inabilitados podem apresentar recurso até o dia 9 de junho.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Fomento cultural para a juventude

O programa Rouanet da Juventude é uma ação inédita do MinC voltada à juventude das regiões historicamente com menor acesso aos recursos da Lei Rouanet. A proposta é apoiar ações formativas culturais para jovens de comunidades quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e moradores de periferias urbanas.

O edital contempla diferentes linguagens culturais, como artes cênicas, música, literatura, artes visuais, museus, memória e jogos eletrônicos. Além de fomentar a produção artística, o programa busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos territórios contemplados.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Foco! Conheça alimentos que ajudam a melhorar a concentração

Próxima Notícia

‘Ele é cria da comunidade’: esposa de MC Poze defende cantor após declaração de facção no prontuário da prisão

Mais Notícias

Foto: Foto: Reprodução/TV Anhanguera
2º destaque

Estelionatos crescem no Acre em 2025 e ultrapassam 6,1 mil registros até novembro

02/01/2026
Senac-cursos (2)
5º destaque

Inscrições para banco de talentos do Senac Acre seguem abertas até 16 de janeiro

02/01/2026
Um dos esportes mais populares, a corrida de rua depende de uma boa noite de sono para ser executada com menor risco de contusões - (crédito: Universidade do Sul da Austrália /Divulgação )
4º guia gazeta

Dormir bem é fundamental para correr: sono insuficiente aumenta risco de lesão

02/01/2026
Foto: Tony Winston/Agência Brasília
6º destaque

Número de atendimentos por síndrome gripal cresce 11,23% no Acre em 2025

02/01/2026
Foto: Reprodução
3º destaque

Mesmo com vazante do Rio Acre, mais de 190 pessoas seguem acolhidas em abrigos municipais

02/01/2026
“Me sinto muito realizada em ter ajudado o nosso querido Acre enquanto senadora”. Foto: Neto Lucena/Secom
Destaques Cotidiano

Em entrevista, governadora em exercício Mailza destaca investimentos em 2025 e planos da gestão para 2026

02/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

'Ele é cria da comunidade': esposa de MC Poze defende cantor após declaração de facção no prontuário da prisão

Foto: Kariane Lins

Espetáculo celebra mulheres por meio das canções de Chico Buarque neste sábado em Rio Branco

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre