Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comitê de Cultura Acre leva formações para impulsionar a cena cultural em municípios de difícil acesso; veja como se inscrever

Comitê de Cultura Acre leva formações para impulsionar a cena cultural em municípios de difícil acesso; veja como se inscrever

Foto: Divulgação

Contornando os desafios logísticos, o Comitê de Cultura Acre promove de 20 a 26 de maio, em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves, na região do Vale do Juruá, uma série de formações com foco na elaboração, gestão e execução de projetos culturais.

Uma oportunidade imperdível para artistas, ativistas, educadores e demais interessados. As inscrições para as oficinas: “Oficina Básica em Elaboração e Gestão de Projetos Culturais – Fábrica de Ideias” e “Territórios em Foco: Oficina de Portfólio Cultural” já estão abertas, oferecendo a 30 participantes por município a chance de aprimorar suas habilidades criativas e técnicas.

A primeira oficina focará na concepção, planejamento, comunicação e execução de projetos culturais, enquanto a segunda, “Territórios em Foco: Oficina de Portfólio Cultural”, visa capacitar os participantes a dar maior visibilidade aos seus trabalhos através da elaboração de portfólios culturais impactantes.

As inscrições para ambas as oficinas devem ser realizadas através do link disponibilizado nas redes sociais do Comitê de Cultura Acre: @comitedecultura_acre.

A iniciativa do Comitê de Cultura Acre representa um marco importante no fomento à cultura nos rincões do estado. Ao levar a expertise e o conhecimento até esses municípios, o comitê não apenas oferece ferramentas práticas para o desenvolvimento de projetos e a divulgação de trabalhos, mas também promove um intercâmbio de experiências e a construção de uma rede de apoio entre os agentes culturais locais.

O coordenador do Comitê de Cultura Acre, Lenine Alencar, expressou sua satisfação com a realização dessas ações: “a possibilidade de chegar com o Comitê de Cultura, levando Ação de Mobilização e Formação, em três dos municípios mais longínquos do Acre, nos dá uma satisfação de que estamos no caminho certo de realizar uma troca de experiências com as comunidades tão desassistidas de políticas públicas voltadas para a cultura”, observou.

Para a coordenadora geral e metodológica do Comitê de Cultura Acre, Claudia Toledo, o momento é de troca e celebração. “Devido as condições climáticas, no ano passado não conseguimos chegar a Marechal e Porto Walter, mas, estamos indo agora, levando não apenas a Caravana Cultura como Direito, como também outras duas formações, para que possamos nos fortalecer e nos capacitar para ampliar nossa participação nas estancias de deliberação de cultura dos municípios”, frisou.

As ações são uma realização do Comitê de Cultura Acre, em parceria com a Associação de Artesãs e Artesãos Indígenas do Vele do Juruá e a Companhia Cia Visse Versa. As formações são financiadas pelo governo federal por meio do Programa Nacional de Comitês de Cultura e contam com o apoio das prefeituras de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves.

Veja as datas e locais das formações e links de inscrição

As atividades acontecerão em horários e datas específicas em cada localidade

Marechal Thaumaturgo:

 Porto Walter:

Rodrigues Alves:

Links

Fábrica de Ideias: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBQyo0-u1Uz05s504Fp0hHxAy4b4rMQeYQNAgXff_QBwG41Q/viewform 

Territórios em Foco: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1S4PnksTB64IWDUBMllKMLiRvVoHvI78-QA0wjTJ5gCndSA/viewform

Sair da versão mobile