O Acre estará representado no Festival de Dança de Joinville, fundado em 1983 e considerado o maior evento de dança do mundo! A Allegro Ballet e Arte, fundada há três anos, se inscreveu pela primeira vez em 2025 e já foi, de primeira, selecionada. A companhia estará na cidade catarinense de 21 de julho a 2 de agosto.
A GAZETA já contou a história da companhia de dança. As proprietárias, Lara Diel, Raquel Pinheiro e Raquel Queiroz, na arte não apenas uma forma de expressão, mas um lar acolhedor para a amizade e o aprendizado e, agora, estão felizes com o resultado.
“Ontem [terça-feira, 13 de maio] saiu o resultado da seletiva. A gente tá muito, muito, muito feliz. É a primeira vez que a Allegro se inscreve e a gente já conseguiu ser aprovada pra participar nos palcos abertos de Joinville” explicou Lara Diel, acrescentando ainda que serão quatro coreografias apresentadas. “Um sapateado de um espetáculo nosso do Michael Jackson e outras três coreografias de balé de repertório”. Ballet de repertório – também conhecido como ballet de ação – é um tipo de ballet que conta uma história através das coreografias, com obras geralmente montadas antes do século XX e consideradas patrimônio da Humanidade.
Segundo Diel, a companhia será representada por 13 pessoas, que, além das apresentações, participarão de cursos e qualificações. “Para a seleção, fizemos os vídeos, enviamos, ensaiamos muito; ontem saiu esse resultado, essa aprovação. Estamos todos muito felizes com o que está tá acontecendo, as alunas estão muito felizes”, enfatizou.

Ainda segundo a proprietária, para a companhia, este é um marco. “A Allegro nasceu no Acre e tem como missão formar bailarinos comprometidos com a arte. Poder levar o nome da nossa escola e do nosso Estado para o maior evento de dança do mundo é uma honra imensa. A emoção é grande, sabe? É uma conquista que mostra que estamos no caminho certo, e que vale muito acreditar nos nossos sonhos.
Festival de Dança de Joinville
O Festival de Dança de Joinville é um evento anual de dança que ocorre na cidade catarinense. Em 2025, acontecerá 21 de julho a 2 de agosto.
Esta é a 42º edição do evento, que é reconhecido como um dos maiores eventos de dança do planeta pelo Guinness Book dos Recordes.