Uma nova chance para quem não pôde concluir a educação básica na idade adequada. A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o estado, com matrículas abertas até o dia 30 de junho.
Neste ano, 126 escolas da rede estadual ofertam a modalidade, sendo 100 localizadas nos municípios do interior e 26 na capital, Rio Branco. A ampla cobertura reafirma o compromisso da SEE com a inclusão educacional e o enfrentamento das desigualdades históricas no acesso ao ensino.
Para se matricular, basta apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e, se possível, o histórico escolar. A EJA é destinada a jovens a partir de 15 anos (para o Ensino Fundamental) e maiores de 18 anos (para o Ensino Médio).
A EJA vai além de garantir o direito à escolarização: transforma vidas, amplia as chances de ingresso no mercado de trabalho, melhora a renda familiar, fortalece a autoestima e abre caminho para novos projetos de vida.
Para jovens de 19 a 24 anos matriculados no Ensino Médio da EJA, há ainda a possibilidade de participação no programa Pé-de-Meia, desde que cumpram os critérios de elegibilidade. O programa garante incentivos financeiros para apoiar a permanência e a conclusão dos estudos.
A campanha de matrículas deste ano está alinhada ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e pela Qualificação da EJA, fortalecendo a proposta de uma educação pública mais inclusiva, equitativa e cidadã.
A SEE tem mobilizado equipes pedagógicas, gestores e estudantes em uma ampla campanha de sensibilização. O foco é atingir um público diverso, incluindo:
- Jovens, adultos e idosos;
- Pessoas com deficiência;
- Comunidade LGBTQIA+;
- Povos indígenas, rurais e periféricos;
- Pessoas privadas de liberdade;
- Populações de diferentes origens étnicas e culturais.