O governador do Acre, Gladson Camelí, participou, na manhã desta segunda-feira, 26, da aula inaugural de 50 novos agentes socioeducativos que passam a integrar o Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE). Ele iniciou falando que somente por meio do conhecimento pode-se diminuir as diferenças do estado.
“Quero destacar a responsabilidade que cada um das senhoras e senhores estão assumindo. O ISE trata de adolescentes infratores que estão cumprindo medidas socioeducativas. Eu acredito que sempre há possibilidade de reintegrar à nossa sociedade aqueles que cometem erros. Sobretudo, acredito que os nossos jovens merecem uma outra chance”, destacou.
O presidente do ISE, Mário Cesar Freitas, explica que o curso deve durar dois meses: “Hoje é um trabalho extremamente pedagógico. Focamos na educação, na profissionalização dos adolescentes. Nenhum adolescente hoje sai do sistema sem um curso profissionalizante. Buscamos também cursos que tragam alguma renda para esses jovens, como de barbeiros, trabalho em hortas, que ofertamos junto aos nossos parceiros”.

Fernando Trajano, um dos que iniciam o curso nesta segunda, reforçou que este momento é a realização de um sonho, que contempla quem estava ansioso por esse chamamento.
“Quero agradecer ao governador Gladson Camelí por sempre ter olhado com carinho para os cadastros de reserva. Foram dois anos de espera, ansiedade, mas que agora representam um degrau muito importante em nossa carreira. Atualmente, eu sou servidor da prefeitura e acredito que eu só tenho a ganhar e também a contribuir com a sociedade com o meu serviço, já que estou me formando em serviço social”, disse.
Suzana Brandão também tem expectativa de contribuir com a formação de jovens que precisam de uma outra chance e serem reintegrados na sociedade.
“A gente está com um corpo de instrutores e um corpo de supervisores muito capacitados, que estão nos dando as melhores instruções. Então, creio que, quando eu sair desse curso de formação, eu vou estar preparada para assumir o cargo de agência social educativa e contribuir de forma positiva para a ressocialização dos nossos adolescentes”, espera.

Ela diz que já trabalhou como professora e que isso deve ajudá-la no novo cargo.
“Vou trazer essa experiência para trabalhar com os adolescentes, mas de uma forma diferente, com um olhar mais de ressocialização. Tenho certeza que a minha vida não vai ser mais a mesma. Eu não vou ser mais a mesma. Tudo isso impacta na nossa vida, de forma positiva. Então, eu só tenho a agradecer por estar participando. Eu estou passando por um curso de reciclagem, na verdade”, destacou.

Ao se dirigir aos novos concursados, o governador destacou que esse resultado, de quase 5 mil novos servidores públicos desde 2019, é fruto de um trabalho envolvendo toda a equipe governamental, sem comprometer a folha de pagamento.
“Isso também demonstra o equilíbrio das nossas contas fiscais e financeiras do Estado, o empenho de toda a nossa equipe. Cumprimento toda a equipe de governo para que a gente possa avançar e diminuir as diferenças”, finalizou.