A 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force), que acontece desde a segunda-feira, 19, em Rio Branco, não é feita só de diálogos e negociações entre os líderes de mais de 40 estados e províncias, vindos de 11 países.
Dois estandes montados pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), onde ocorre parte da programação, são uma alternativa à agenda oficial do evento.

O primeiro deles destaca a rica bioeconomia das populações tradicionais do Acre, com a exposição e venda de biojoias, sapatos de latex, suvinis, cocares indígenas, colares de mesa e demais acessórios étnicos.
Ao lado, os participantes podem conferir os mistérios e as belezas naturais do estado, ao experimentarem óculos 3D que os “transporta” para os geoglifos (enormes figuras geométricas gravadas no solo por sociedades muito antigas) e para a Serra do Divisor, um dos últimos santuários intocados da Amazônia brasileira.

Entre um estande e outro, a Sete montou um protótipo de uma trilha florestal, com árvores e sons de bichos, proporcionando uma imersão na floresta amazônica.
O repórter Juan Vicent Diaz mostra detalhes dos dois estandes, que atraíram a atenção dos visitantes. Confira: