Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Evento reúne 15 grupos de capoeira e quase 500 praticantes em dois dias de programação no Horto Florestal

Evento reúne 15 grupos de capoeira e quase 500 praticantes em dois dias de programação no Horto Florestal

Mais de 500 integrantes de 15 grupos de capoeira devem participar de atividades no Horto Florestal. Foto: Arquivo

O Horto Florestal de Rio Branco recebe nesta sexta-feira, 2, e sábado, 3, a 8ª edição do “Iê Vem Camará”, evento que reúne quase 500 praticantes de capoeira em uma programação que vai além do esporte: inclui também oficinas, apresentações culturais, caminhada ecológica e homenagens. As atividades têm início às 8h, com acesso gratuito ao público.

Ao todo, 15 grupos de capoeira participam desta edição, organizada pela Liga de Capoeira do Acre (LAC). O evento tem como objetivo valorizar a capoeira como expressão cultural afro-brasileira e ferramenta de transformação social. Para um dos organizadores, o mestre Caju (Carlos Cavalcante), a capoeira é mais do que uma prática física.

“É uma forma de resistência histórica que fortalece a identidade cultural, promove a inclusão e tem grande impacto nas comunidades carentes”.

Entre os destaques da programação estão a caminhada ecológica até o Centro de Rio Branco, rodas de conversa e rodas de capoeira com mestres, contramestres e iniciantes, além de homenagens aos grupos que mais se destacaram no último ano.

A LAC atua desde 2010 com projetos em bairros periféricos, oferecendo cursos teóricos e práticos que aliam a prática da capoeira com conteúdos educacionais. A programação completa pode ser consultada no local do evento.

Sair da versão mobile