Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Falso acidente mobiliza Samu em Rio Branco e resulta em queda de moto de socorrista

Falso acidente mobiliza Samu em Rio Branco e resulta em queda de moto de socorrista

O técnico em enfermagem e condutor de motolância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Rio Branco Senilton Teixeira, sofreu um acidente de trânsito, na manhã da última quarta-feira, 7, após ser enviado para atender uma falsa ocorrência na BR-364, sentido Porto Velho. O chamado, que acionou uma grande operação, tratava-se de um trote.

A ligação foi registrada por volta das 7h na central de regulação do Samu. Um homem, demonstrando nervosismo, afirmou ter presenciado um acidente envolvendo um casal de motociclistas nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De imediato, uma motolância foi enviada ao local para prestar os primeiros socorros, enquanto uma ambulância de suporte avançado seguia logo atrás.

Falso acidente mobiliza Samu em Rio Branco e resulta em queda de moto de socorrista

Durante o trajeto, Senilton Teixeira foi fechado por um caminhão e sofreu uma queda de moto. Apesar do susto, o socorrista não teve ferimentos graves. Quando as equipes chegaram ao ponto indicado, nenhum acidente foi encontrado. As buscas se estenderam por outros trechos da rodovia, até ser confirmado que se tratava de uma falsa chamada.

Além do deslocamento desnecessário de mais de 50 quilômetros, a ocorrência reduziu temporariamente a disponibilidade do SAMU para casos reais de emergência.

O médico Frank Mariscal ressaltou os perigos envolvidos. “O principal impacto recai sobre aqueles que realmente necessitam do atendimento e ficaram sem uma das ambulâncias por um bom tempo. Alguém poderia ter passado por uma situação grave, como aconteceu com nosso colega Senilton, que se acidentou enquanto atendia uma chamada falsa”, declarou.

O Samu reforça que trotes não apenas representam desperdício de recursos públicos, mas colocam vidas em risco.

Sair da versão mobile