Risos, emoções e muita diversão marcam os 47 anos da Federação de Teatro do Acre (Fetac), que, em maio, comemora mais um ano de contribuição à poesia, música e arte no estado. Para comemorar, uma celebração que homenageia a arte que vibra nos palcos e nas ruas do nosso estado, será realizada no Teatro de Arena do Serviço Social do Comércio (Sesc Centro).
Fundada em 7 de maio de 1978, após uma reunião de cinco grupos de teatro amador, a Fetac segue representando e promovendo a cultura local, além de apoiar os artistas acreanos.
No primeiro ano de sua fundação, a Fetac realizou a I Mostra de Teatro, com a leitura dramática da peça Alegria, pelo Grupo Fragmento. No ano seguinte, a entidade teve papel fundamental na criação de um Centro de Estudos voltado para os artistas do estado.
Para Lenine Alencar, presidente da Fetac, a entidade é de grande importância para a consolidação das políticas públicas e sua história de resistência cultural. “Jamais poderá ser apagada da memória imaterial do povo acreano, por mais que tentem invisibilizar. Este dia representa o dia de luta em memória daqueles que passaram e daqueles que virão, onde a Fetac está sempre se renovando aos novos tempos”, destaca.
A Fetac tem como uma das características principais a criação e realização de diversos eventos durante o quase meio século de existência, mas a inauguração do Teatro Barracão, no bairro Aeroporto Velho, na Baixada da Sobral, em Rio Branco, no ano de 1982, foi um dos grandes destaques da história da entidade.
Naquela época, o Teatro Barracão ganhou visibilidade nas páginas de jornais. O jornal impresso Gazeta do Acre destacou: “o prédio, construído em madeira no bairro do Aeroporto Velho, contou com recursos do Serviço Nacional de Teatro-SNT, Governo do Estado (que cedeu o terreno) e contribuições do comércio local e instituições públicas que adiantaram a tinta, cimento, madeira, areia, tecidos, fios etc. A construção do “Barracão” foi executada pelos atores da Fetac, em regime de mutirão, cabendo a Silene e Leonora Farias a direção dos trabalhos”, informando ainda a programação daquela noite, que incluía a IV Mostra de Teatro.
Anualmente, a Fetac organiza a Semana Municipal de Teatro em Rio Branco, para celebrar o Dia Mundial do Teatro e a história da arte no Acre. Outros projetos de grande relevância promovidos pela entidade são o Fetac em Cena, com apresentações teatrais em Rio Branco e em outros municípios, e em outros municípios, e o Festival Matias de Teatro de Rua. O Sesc Fetac em Cena também é promovido pela entidade, em parceria com o Sistema S.
Outras ações pela Fetac
A federação realizou o II Seminário Estadual de Teatro Amador do Acre em junho de 1979. O tema do encontro foi “A realidade teatral acreana – origem e desenvolvimento”. Os artistas se encontraram no Colégio Nossa Senhora da Conceição, no Segundo Distrito de Rio Branco.
Em 1986, a Fetac realizou um debate aberto com candidatos a governador daquele ano. A exemplo da Associação Comercial do Acre, a Fetac também promoveu um debate aberto com todos os postulantes ao Palácio Rio Branco, com o objetivo de conhecer as propostas dos candidatos para a cultura.
Iniciativas como essas deram destaque ainda maior para a Fetac, que até hoje realiza eventos que ressaltam a importância do teatro, cultura e da arte, de maneira geral, para a população, como forma de educação e lazer. No ano de 1989, a entidade promoveu o 1º Festival Estudantil de Teatro, com apoio do CEA, Sesc e Senac. As peças foram encenadas nos palcos do Sesc e do Cine Teatro Recreio, em Rio Branco.
Fetac 47 atos e Dia Municipal do Teatro
Em 19 de novembro de 2019, a Câmara de Vereadores de Rio Branco instituiu para 7 de maio o Dia Municipal do Teatro, sendo incluída no Calendário Oficial de Eventos do município. Além de celebrar o movimento, a data também comemora o aniversário da Federação de Teatro do Acre.
Para celebrar o aniversário da Fetac e o Dia Municipal do Teatro, a entidade, em parceria com o Sesc, Senac e Federação do Comércio (Fecomercio), promove um evento no dia 7 de maio, às 19h, no Teatro de Arena do Sesc Centro para comemorar a existência e resistência da federação, com apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Cultura Viva, Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) pelo Edital de Prêmio Silene Farias, e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
Confira: