Um gavião-real adulto foi resgatado neste domingo, 4, por militares do Corpo de Bombeiros na rua Coronel Barroso, no Centro de Feijó, no interior do Acre. A ave, considerada uma das maiores e mais imponentes das Américas, estava atordoada.
A suspeita é de que a ave tenha se chocado com algum obstáculo durante o voo, o que a deixou temporariamente desorientada.
Ao chegarem ao local, os militares do 9º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndios Florestais (9º BEPCIF) encontraram o animal ainda tonto. A equipe realizou a captura com segurança, preservando a integridade do gavião, que, após se recuperar, foi devolvido ao seu habitat natural.
A corporação reforça que casos como este são recorrentes na região, especialmente envolvendo animais silvestres que acabam entrando em áreas urbanas. O gavião-real é considerado uma das maiores aves de rapina das Américas e é símbolo da biodiversidade amazônica.
A orientação do Corpo de Bombeiros é que, ao se deparar com animais silvestres em situação de risco, a população entre em contato com a corporação e evite manusear os bichos por conta própria.