As inscrições para o programa Mais Médicos terminam nesta quinta-feira, 8. No Acre, foram abertas 28 vagas, sendo 20 distribuídas entre 11 municípios e outras oito destinadas aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do Alto Rio Juruá (2 vagas) e Alto Rio Purus (6 vagas).
O edital nacional oferta 3.174 vagas para atuação na atenção primária à saúde, com prioridade para regiões remotas, de difícil acesso e de maior vulnerabilidade social.
A adesão deve ser feita exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), disponível na página oficial do programa.
Perfil do profissional
Para se inscrever no 41º ciclo do Mais Médicos, o profissional precisa ser:
- médico formado no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no Brasil;
- médico brasileiro formados no exterior (intercambista brasileiro);
- médico estrangeiro com habilitação para o exercício da medicina no exterior (intercambista estrangeiro).
Além da atuação nos municípios e DSEIs, os profissionais selecionados terão acesso a benefícios como bolsa-formação, ajuda de custo e auxílios. A permanência no programa pode chegar a até 48 meses, sem vínculo empregatício com o poder público.
O Acre também participa do cadastro reserva: 11 municípios do estado manifestaram interesse em integrar o banco que permite reposição ágil de vagas em caso de desistências ou novas demandas.
Com cerca de 24,9 mil médicos atualmente em atuação, o Mais Médicos atende mais de 63 milhões de brasileiros em 4,2 mil municípios. A meta do governo federal é alcançar 28 mil profissionais ainda em 2025.