O jornalista e escritor acreano Jairo Carioca, de 52 anos, morreu na noite desta segunda-feira, 19, enquanto estava hospedado em um hotel no Rio de Janeiro. Ele participava de uma agenda oficial da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), acompanhado do secretário Assur Mesquita e do deputado Luiz Gonzaga, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.
Segundo informações preliminares, a causa da morte teria sido um infarto. Ao portal A Gazeta, o secretário Assur contou que a última vez que falou com Jairo foi no domingo, 18, para tratar de detalhes da agenda.
“Por volta das 18h é que tivemos a informação por meio do hotel sobre o ocorrido. Na hora de fazer o check-out, ele não saiu [do quarto], foram olhar e o encontraram falecido. Já estávamos de volta. Mas, ainda tinha gente da equipe no Rio e estão cuidando”, contou o secretário.
O governador do Acre, Gladson Cameli, manifestou profundo pesar pela morte do jornalista. Em nota oficial, destacou o compromisso de Jairo com a informação e o registro da história da comunidade Alto Santo, além de prestar condolências à filha Fernanda Morais Carioca e ao neto João Miguel Carioca da Silva. “Que Deus, em sua infinita misericórdia, possa confortar seus familiares e amigos”, afirmou Cameli.
O corpo de Jairo Carioca deve ser transladado para Rio Branco, onde o velório está previsto para ocorrer na quarta-feira, 21.