Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lei aprovada em Rio Branco garante atendimento específico para mulheres na menopausa ou climatério

Lei aprovada em Rio Branco garante atendimento específico para mulheres na menopausa ou climatério

Foto: Repodução

Mulheres na menopausa ou em climatério vão passar a contar com atendimento especializado nas unidades de saúde de Rio Branco. É que os vereadores da capital aprovaram esta semana uma lei que determina a adaptação de UBSs para oferecer exames, acompanhamento psicológico, medicação específica e profissionais capacitados para cuidar dessa fase da vida da mulher.

A proposta, de autoria do vereador João Paulo Silva, também institui a “Semana Municipal de Cuidados com a Mulher na Menopausa ou em Climatério”, que passará a ser realizada anualmente na última semana de maio.

A matéria determina que uma ou mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital sejam adaptadas para prestar serviços voltados exclusivamente ao atendimento de mulheres nessa fase da vida. O projeto agora segue para análise do prefeito Tião Bocalom, que pode sancionar ou vetar a medida.

Entre os serviços assegurados pelo texto aprovado estão a realização de exames diagnósticos, fornecimento de medicamentos hormonais e não hormonais nas próprias unidades, capacitação de profissionais de saúde, além de acompanhamento psicológico e multidisciplinar desde o diagnóstico até o tratamento contínuo.

A lei também estabelece que, durante a semana municipal dedicada ao tema, deverão ser promovidas ações como palestras, campanhas de esclarecimento, atividades de diagnóstico e tratamento, além de capacitações específicas para profissionais da rede pública sobre como acolher e orientar as pacientes.

De acordo com a justificativa do projeto, a proposta visa ampliar o acesso das mulheres a serviços públicos de saúde que levem em consideração as necessidades específicas da fase da menopausa e climatério, respeitando as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM). A escolha da última semana de maio para a realização da campanha coincide com o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, ambos celebrados no dia 28.

Dados do Censo 2022 do IBGE mostram que Rio Branco tem 188.108 mulheres, representando cerca de 50% da população da capital.

Sair da versão mobile