A rede pública de saúde do Acre enfrenta uma ocupação quase total dos leitos pediátricos em Rio Branco. De acordo com dados atualizados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), atualizados nesta quarta-feira, 14, 16 dos 20 leitos de UTI do Hospital da Criança estão ocupados. Já entre os 50 leitos clínicos da unidade, apenas um está disponível.
A situação ocorre poucos dias após o governo decretar emergência em saúde pública por causa do aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e da sobrecarga nas unidades hospitalares. A medida foi publicada no sábado, 10, e permite acelerar contratações, ampliar leitos e reorganizar o atendimento em todo o estado.
O mais recente Boletim Epidemiológico da Sesacre registra 872 internações por SRAG até a 18ª semana epidemiológica de 2025 – número semelhante ao do mesmo período do ano passado (920), mas com agravamento no quadro clínico das crianças. As faixas etárias mais atingidas são de 0 a 9 anos e acima de 60 anos.
Desde abril, o Hospital da Criança teve a capacidade ampliada, mas a circulação simultânea de vírus como influenza A e B, VSR, rinovírus e coronavírus tem provocado aumento de internações por bronquiolite e pneumonia. A maior parte dos casos está concentrada na capital, Cruzeiro do Sul e Brasileia.
Para reduzir a pressão sobre os hospitais, a Sesacre orienta que casos leves sejam atendidos em unidades básicas de saúde e que pais busquem ajuda médica logo nos primeiros sintomas. Casos graves devem ser encaminhados com urgência às UPAs ou pronto-socorros.