Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 45 mil pessoas se inscreveram no Programa CNH Social 2025 no Acre

Mais de 45 mil pessoas se inscreveram no Programa CNH Social 2025 no Acre

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) já contabilizou os números finais de inscritos no Programa CNH Social 2025. Com inscrições abertas desde 8 de abril, o processo se encerrou no último dia 7 de maio e foi realizado exclusivamente pelo site do Detran.

O número de inscritos ultrapassou as projeções iniciais, confirmando a importância do programa para a população. No total, 45.743 pessoas demonstraram interesse em participar do certame.

Ao todo, este ano são oferecidas cinco mil vagas, distribuídas em três categorias: Urbana, Rural e Estudantil. O programa, implementado em 2022, ainda na primeira gestão do governador Gladson Camelí, é voltado para atender pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro único dos Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal.

A presidente do Detran, Taynara Martins, ressaltou o alcance social da iniciativa, lembrando que o CNH Social não apenas facilita o acesso à habilitação e permite que mais pessoas possam dirigir legalmente, mas também cria novas possibilidades de geração de emprego e renda.

“Nosso compromisso é oportunizar que mais acreanos se qualifiquem, tenham independência e melhorem a qualidade de vida de suas famílias. Dessa forma, o governo Gladson Camelí investe no potencial das pessoas e no futuro do nosso estado”, declara.

O Programa CNH Social

A iniciativa faz parte de uma política de inclusão social que visa facilitar o acesso da população de baixa renda à habilitação para condução de veículos, aumentando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. O governo do Acre prevê que, até o fim de 2026, mais 22 mil pessoas sejam alcançadas pelo CNH Social.

Para serem selecionados, os inscritos deverão preencher os requisitos específicos para cada uma das categorias disponíveis. O CNH Social oferece a possibilidade de obtenção da primeira habilitação sem custos, além da adição e mudança de categoria, conforme o regulamento.

Sair da versão mobile