A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, desembarca em Rio Branco nesta sexta-feira, 23, para participar do último dia da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force). O evento, que iniciou na segunda-feira, 19, ocorre no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), a partir das 8h.
A solenidade marca o início do segmento de alto nível do encontro internacional, que reúne lideranças indígenas, representantes de diversos países e autoridades locais.
Entre as falas de abertura estão previstas as participações do governador Gladson Camelí, da secretária de Estado de Povos Indígenas, Francisca Arara, e de William Boyd, coordenador do projeto GCF Task Force.
A presença da ministra Marina Silva está programada para as 11h.
Na quinta-feira, 22, os participantes deram início às sessões de trabalho da Nova Economia Florestal (NEF), que discute alternativas de desenvolvimento sustentável baseadas na valorização dos recursos florestais, geração de empregos verdes e combate ao desmatamento.
Na abertura das atividades, o governador Gladson Cameli ressaltou o protagonismo do Acre e da Amazônia nas ações ambientais.
“A força-tarefa dos governadores pelo clima e florestas tem, entre suas missões, garantir diálogo e, sobretudo, resultados das nossas estratégias subnacionais para ascensão da nova economia florestal e, dessa maneira, destacar a liderança e o protagonismo das nossas ações pela defesa do meio ambiente, traduzindo discursos em práticas e gerações de oportunidades econômicas para a sobrevivência humana”, afirmou.
Os resultados dos debates realizados nas câmaras técnicas serão apresentados nesta sexta-feira, como encerramento oficial da reunião. A edição deste ano reforça o compromisso dos governos subnacionais com a proteção das florestas tropicais e o enfrentamento das mudanças climáticas.