17 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

17 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Médicos fazem primeiro transplante de bexiga em humano: “Histórico”

Cirurgiões dos Estados Unidos realizaram técnica inédita, combinando transplante de rim e bexiga em paciente com insuficiência grave.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
19/05/2025 - 11:50
Reprodução/UCLA

Reprodução/UCLA

Manda no zap!CompartilharTuitar

Pela primeira vez, médicos conseguiram fazer um transplante de bexiga em humanos. O procedimento foi conduzido por equipes da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e Universidade do Sul da Califórnia (USC) em 4 de maio e divulgado nesta segunda-feira (19/5).

A cirurgia envolveu o transplante simultâneo da bexiga e de um rim do mesmo doador para Oscar Larrainzar, um paciente com insuficiência grave. O homem de 41 anos teve parte da bexiga removida por consequência de um raro tipo de câncer no trato urinário. O tumor também o fez perder os dois rins. Há sete anos ele realizava diálises a cada dois dias.

A técnica que permitiu o transplante foi desenvolvida ao longo de anos pelos doutores Nima Nassiri, da UCLA, e Inderbir Gill, da USC. O rim é transplantado primeiro, a bexiga vem em seguida, fazendo uma conexão entre os órgãos com tecidos do próprio paciente.

O procedimento completo durou aproximadamente oito horas. Os resultados, segundo eles, foram rapidamente evidentes. “O rim imediatamente produziu um grande volume de urina, e a função renal do paciente melhorou imediatamente”, disse Nassiri. “Não houve necessidade de diálise após a cirurgia, e a urina foi drenada corretamente para a nova bexiga”.

Segundo Gil, apesar da complexidade do caso, tudo correu conforme o planejado e a cirurgia foi um sucesso. “O paciente está bem e estamos satisfeitos com sua evolução clínica até o momento”, disse.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Por que os transplantes de bexiga não foram realizados até agora?
Transplantes de bexiga não foram realizados anteriormente, em parte, devido à complexa estrutura vascular da região pélvica, que requer técnicas aprimoradas para o procedimento.

“Esta cirurgia é um momento histórico na medicina”, declarou Gill. Segundo ele, a técnica de transplante de bexiga, conforme for aprimorada, pode beneficiar pacientes que não respondem aos tratamentos convencionais.

A operação, como outros procedimentos semelhantes de transplante de órgão sólidos, envolve riscos. Os principais são a rejeição da bexiga e os efeitos adversos provocados pelos imunossupressores administrados no pós-operatório.

“Devido à necessidade de imunossupressão de longo prazo, os melhores candidatos atuais são aqueles que já estão em imunossupressão ou têm uma necessidade iminente dela”, explicou Nassiri. A seleção criteriosa dos pacientes é essencial.

Desafio anatômico e técnico superado
Doenças e disfunções da bexiga afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Em casos terminais — com perda total de função ou dor crônica —, os tratamentos disponíveis recorrem a substituições com segmentos do intestino.

Essas cirurgias apresentam limitações. Complicações comuns incluem hemorragias, infecções e distúrbios digestivos. O uso do intestino para criar reservatórios urinários nem sempre proporciona boa qualidade de vida.

“Um transplante de bexiga, por outro lado, resulta em um reservatório urinário mais normal”, afirmou Nassiri. Para ele, a técnica tem potencial para contornar os riscos das cirurgias reconstrutivas convencionais.

O procedimento foi realizado como parte de um ensaio clínico da UCLA e ainda não está disponível para o grande público.

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

A poucas horas do fim do prazo, Acre ainda tem 22,6 mil eleitores com pendências para regularizar título

Próxima Notícia

TCE-AC aprova cotas para mulheres vítimas de violência e egressos do sistema prisional em contratos públicos

Mais Notícias

Foto: Ascom Prefeitura de Rio Branco
Geral

Prefeitura de Rio Branco seleciona fotografias vencedoras do 5º Concurso do Natal de Vida, Esperança e Dignidade

17/01/2026
Governador garante que todos os esforços estão reunidos para que o apoio às famílias sejam rápido. Foto: Diego Gurgel/Secom
3º destaque

Gladson Camelí mobiliza força-tarefa e apoio às famílias atingidas pela alagação

17/01/2026
Foto: Evandro Derze/Assecom
6º destaque

Estudantes da rede municipal de Rio Branco poderão participar de intercâmbio com visitas à NASA e à Disney

17/01/2026
O Acre está entre os estados com maior percentual do país. Foto: Reprodução
Geral

Mais de um quarto dos desempregados no Acre está fora do mercado há dois anos ou mais

17/01/2026
Foto: Assessoria Prefeitura de Rio Branco
COTIDIANO

Saúde alerta para riscos de doenças e acidentes com a cheia do Rio Acre

17/01/2026
Foto: Arquivo pessoal
Destaques Cotidiano

Com celebrações religiosas e atividades comunitárias, festa de Santa Inês marca 66 anos da paróquia em Rio Branco

17/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Arquivo/TCE-AC

TCE-AC aprova cotas para mulheres vítimas de violência e egressos do sistema prisional em contratos públicos

Foto: Reprodução

Falsa médica que atendia crianças com doenças graves é presa

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre