O Governo Federal lançou um novo edital do programa Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). São 3.174 vagas disponíveis em todas as 27 unidades da federação, com inscrições abertas a partir desta segunda-feira, 5 de maio, e prazo até o dia 8 de maio. No Acre, são previstas 20 vagas em onze municípios e distritos indígenas, com foco em regiões de alta ou muito alta vulnerabilidade social.
No estado, a capital Rio Branco lidera com cinco vagas, seguida por Feijó (3), Acrelândia, Porto Acre e Tarauacá (2 cada), e outras unidades em Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus. Além disso, há três vagas para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Purus, que abrange Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, e duas para o DSEI Alto Rio Juruá, em Jordão.
De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição das vagas considera dados da nova edição da Demografia Médica 2025, que identifica carência de profissionais em diversas localidades, priorizando áreas mais vulneráveis e com menor proporção de médicos por habitante.
As oportunidades estão divididas em três perfis de médicos:
-
formados no Brasil com registro no CRM,
-
brasileiros formados no exterior, e
-
estrangeiros habilitados.
Para os dois últimos, é exigido o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), com treinamento específico para atuação em contextos desafiadores.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o edital fortalece a integração entre a atenção básica e os serviços especializados. “Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e o nosso esforço em acelerar o atendimento especializado no SUS”, afirmou.
Os profissionais do Mais Médicos atuam nas equipes de Saúde da Família, oferecendo atendimento contínuo e integrado. As informações dos pacientes são registradas no sistema eletrônico e-SUS APS, permitindo o acompanhamento por diferentes níveis do SUS.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, destacou a importância do programa para o cuidado da população e a formação profissional. “O Mais Médicos possibilita especialização, mestrado e doutorado em Saúde da Família, além de garantir atendimento nas áreas mais remotas.”
Confira a distribuição das vagas do Mais Médicos nos municípios acreanos:
-
5 – Rio Branco
-
3 – Feijó
-
2 – Acrelândia
-
2 – Porto Acre
-
2 – Tarauacá
-
1 – Assis Brasil
-
1 – Cruzeiro do Sul
-
1 – Mâncio Lima
-
1 – Manoel Urbano
-
1 – Rodrigues Alves
-
1 – Santa Rosa do Purus
-
3 – DSEI Alto Rio Purus (Assis Brasil e Santa Rosa do Purus)
-
2 – DSEI Alto Rio Juruá (Jordão)