Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Novo edital do Mais Médicos prevê 25 vagas em 12 localidades do Acre

Novo edital do Mais Médicos prevê 25 vagas em 12 localidades do Acre

Vagas contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte, médio porte e grande porte - Foto: Jerônimo Gonzales / MS

O Governo Federal lançou um novo edital do programa Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). São 3.174 vagas disponíveis em todas as 27 unidades da federação, com inscrições abertas a partir desta segunda-feira, 5 de maio, e prazo até o dia 8 de maio. No Acre, são previstas 20 vagas em onze municípios e distritos indígenas, com foco em regiões de alta ou muito alta vulnerabilidade social.

No estado, a capital Rio Branco lidera com cinco vagas, seguida por Feijó (3), Acrelândia, Porto Acre e Tarauacá (2 cada), e outras unidades em Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus. Além disso, há três vagas para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Purus, que abrange Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, e duas para o DSEI Alto Rio Juruá, em Jordão.

De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição das vagas considera dados da nova edição da Demografia Médica 2025, que identifica carência de profissionais em diversas localidades, priorizando áreas mais vulneráveis e com menor proporção de médicos por habitante.

As oportunidades estão divididas em três perfis de médicos:

Para os dois últimos, é exigido o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), com treinamento específico para atuação em contextos desafiadores.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o edital fortalece a integração entre a atenção básica e os serviços especializados. “Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e o nosso esforço em acelerar o atendimento especializado no SUS”, afirmou.

Os profissionais do Mais Médicos atuam nas equipes de Saúde da Família, oferecendo atendimento contínuo e integrado. As informações dos pacientes são registradas no sistema eletrônico e-SUS APS, permitindo o acompanhamento por diferentes níveis do SUS.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, destacou a importância do programa para o cuidado da população e a formação profissional. “O Mais Médicos possibilita especialização, mestrado e doutorado em Saúde da Família, além de garantir atendimento nas áreas mais remotas.”

Confira a distribuição das vagas do Mais Médicos nos municípios acreanos:

Sair da versão mobile