Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Oficina valoriza ritmos afro-brasileiros e oferece formação gratuita em percussão em Rio Branco

Oficina valoriza ritmos afro-brasileiros e oferece formação gratuita em percussão em Rio Branco

Foto: Instagram

Com o propósito de promover a cultura por meio da música e criar oportunidades de formação para jovens artistas, o projeto “A Percussão e os Ritmos Afro-Brasileiros” está com inscrições abertas. A oficina será realizada de 4 a 14 de junho, na Escola de Música do Acre, em Rio Branco. A atividade combina teoria e prática, e terá cargo horária de 20 horas, com certificação.  

Idealizada pelo percussionista João Gabriel Brito, a iniciativa busca valorizar os saberes musicais de matriz afro-brasileira. São oferecidas 15 vagas gratuitas, com inscrições abertas até a próxima quinta-feira, 23, e elas podem ser feitas através deste link. 

“Serão abordados as contextualizações históricas da música no Brasil referente à percussão. Ela começa ali com o processo do tráfico de escravos, e como essa cultura se moldou aqui, como ela se estabeleceu e como ela vem se transformando e chegando na música brasileira. Demonstrar onde estão essas similaridades, porque a gente só fala que descende de uma cultura afro-brasileira, uma mistura africana-brasileira, o curso também pretende abordar em que momento eles aparecem, quais são os elementos musicais, tipo quais são os ritmos, onde estão essas referências de música brasileira, que por exemplo é quando a gente fala do samba”, comenta João Gabriel.  

A proposta busca não apenas ensinar técnicas de percussão, mas também contribuir para a preservação do patrimônio imaterial brasileiro e fortalecer a identidade cultural local.  

“O projeto é uma ação formativa voltada à valorização e difusão dos saberes musicais de matriz afro-brasileira, com foco no ensino prático e teórico da percussão. A oficina abordará ritmos como samba, afoxé e barravento, promovendo a preservação do patrimônio imaterial brasileiro por meio da transmissão de conhecimentos tradicionais em um ambiente educativo”, afirma Carol di Deus, uma das produtoras gerais do projeto. 

O resultado da seleção será divulgado no perfil do Instagram @percussao.acre, no dia 28 de maio.

Confira: 

Oficina valoriza ritmos afro-brasileiros e oferece formação gratuita em percussão em Rio Branco
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile