Você sabia que, neste dia 25 de maio, celebra-se o Dia do Orgulho Nerd? Também conhecido como Dia da Toalha, em homenagem a Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, a data deu um motivo maior àqueles que se orgulham de – por que não? – ser nerds. No Acre, há uma razão ainda mais especial para comemorar: a atuação da Associação de Nerds do Acre (Anac).
Fundada em 2019, a organização transformou o cenário geek do estado, antes praticamente inexistente, em um polo cultural dinâmico e crescente.
O presidente e fundador da Anac, Hector Magalhães, contou em entrevista À GAZETA que tudo começou com um grupo de quatro amigos sem recursos, mas com um sonho: devolver ao público acreano o acesso aos eventos, personagens e vivências da cultura nerd. A iniciativa deu origem à Cômico Nerd, um evento inspirado nos grandes modelos internacionais, como a Comic Con de San Diego, do Japão e a CCXP brasileira. A primeira edição aconteceu ainda em 2019 e marcou os 30 anos da chegada dos animes ao Brasil.
“Quando cheguei em Rio Branco, esperava encontrar eventos nerds, mas vi um cenário devastado. Decidimos plantar uma semente nova e mostrar que era possível fazer diferente”, contou Hector. O sucesso da Cômico Nerd motivou a criação da Anac, que, desde então, atua na organização de eventos temáticos, fomenta o cosplay, promove competições de k-pop, desenvolve calendários anuais e articula parcerias com instituições públicas e privadas.
Em 2025, a Anac conta com uma verdadeira maratona da cultura geek: neste sábado, foi celebrada a Balada Nerd, um evento voltado ao público mais adulto e que celebrou a virada do Dia do Orgulho Nerd; já nos dias 28 e 29 de maio, ocorre 3ª edição do Festival Japonês com a temática Hanami, em parceria com a Associação Nipo-Brasileira
Com departamentos estruturados para cosplay, k-pop, atrações musicais e games (atuais e retrô), a Anac hoje é referência no Acre em produção cultural alternativa. “O mais importante é que todos os nichos tenham seu espaço e representatividade”, enfatiza Hector, acrescentando que, anualmente, a Anac lança o calendário completo dos eventos nerds do estado. “Nosso maior evento é no fim do ano, mas fazemos atividades o ano inteiro. A cultura nerd é para todos e merece ser vivida intensamente, também no Acre.”
Por que Dia da Toalha?
O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma série de cinco livros que conta a história de Arthur Dent e seus amigos, em aventuras pela galáxia e pelo tempo. Um detalhe que chama a atenção é a importância da toalha para os chamados “mochileiros”, que seria útil para as mais variadas situações.
O próprio terceiro capítulo do primeiro livro enfatiza:
“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa”.
Por isso se você é um nerd, segure sua toalha e embarque na valorização da cultura geek.