Dois homens que estavam desaparecidos há cinco dias na mata foram resgatados na manhã desta terça-feira, 6, por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC). O pai, Geraldo Nascimento, de 47 anos, e o filho, José Francisco, de 27, haviam saído para caçar na região do Lago do Boto, zona rural do município de Cruzeiro do Sul, quando perderam o contato com o companheiro de expedição e não retornaram ao ponto de partida.
O desaparecimento foi comunicado ao Corpo de Bombeiros na segunda-feira, 5, por volta do meio-dia, após o terceiro integrante do grupo retornar sozinho e, sem conseguir notícias da dupla, se dirigir à cidade para pedir ajuda. A guarnição do 4º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndios Florestais (4º BEPCIF) foi mobilizada e partiu ao amanhecer do dia seguinte.
Utilizando embarcação como principal meio de transporte, os quatro militares enfrentaram condições adversas durante a descida pelo Lago do Boto — um curso d’água estreito, raso e com correntezas fortes, que exigiu manobras intensas e ajustes técnicos para continuar o percurso.
A equipe encontrou as vítimas já a bordo de um bote, após terem sido localizadas por moradores da região. Apesar dos dias na mata, pai e filho estavam conscientes, sem ferimentos aparentes e sem sinais de desgaste físico severo. Eles receberam hidratação, alimentação e foram avaliados pela equipe de resgate, sem necessidade de encaminhamento médico.