O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que já está em funcionamento uma ponte metálica sobre o Rio Caeté, no quilômetro 282 da BR-364, em Sena Madureira, interior do Acre.
A estrutura foi instalada ao lado da travessia de concreto e funciona, de forma temporária, em meia pista.
O desvio do tráfego para a estrutura metálica foi necessário para que as equipes da autarquia possam iniciar as obras de reparo da ponte fixa, que precisou ser interditada após problemas nos pilares inferiores.
A estrutura já havia sido interditada pelo órgão em meados de janeiro deste ano. Após manutenção paliativa, o tráfego foi liberado, porém, com limite de veículos, que precisavam se revezar entre os dois sentidos.
Cerca de 2 mil automóveis atravessam a ponte diariamente. Os trabalhos de reparo devem ser concluídos em outubro, para que o trânsito na ponte seja novamente liberado.
Enquanto esteve interditada, em janeiro, a ponte foi substituída, temporariamente, por uma balsa cedida pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre).
A demolição da estrutura chegou a ser cogitada, porém, logo foi descartada pelo Dnit, que apostou na manutenção da estrutura.