A prefeitura de Rio Branco ainda não definiu para onde o Centro Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop, será transferido.
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh), a pasta de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) é quem está encarregada de fazer os levantamentos dos locais que podem servir como nova sede do órgão.
No radar da gestão estão prédios situados na Baixada da Sobral, Floresta, Bosque, entre outros.
Atualmente, o órgão que cuida de pessoas em situação de rua está situado no Centro da cidade, porém, segundo a Sasdh, o prédio está danificado e não suporta mais os serviços ali ofertados.
Além disso, comerciantes têm reclamado de furtos, supostamente praticados pelas pessoas em situação de rua, e da sensação de insegurança que a presença do órgão no Centro traz ao empresariado.
A prefeitura já havia manifestado preferência por uma casa na Sobral, porém, os donos do imóvel, um casal de idosos, voltou atrás da intenção de alugar o prédio após sofrerem ameaças de vizinhos, que não concordam com a transferência do Centro Pop para a regional.
Um morador do bairro foi até a Câmara de Vereadores entregar um abaixo-assinado contra a ida do órgão para a localidade.