O projeto Produzir para Empregar, da Prefeitura de Rio Branco, avança com novas ações voltadas à agricultura familiar. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a iniciativa aposta agora no cultivo de arroz, visando distribuir sementes de alta qualidade a produtores do município.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, a gestão atual tem ampliado o apoio ao setor desde o mandato anterior, com mais de 2.500 famílias já cadastradas e beneficiadas com assistência técnica, mecanização agrícola, doações de mudas de café, milho, calcário e melhorias estruturais nos ramais para facilitar o escoamento da produção.
“Este ano, em parceria com a Embrapa, fizemos o plantio de sementes de arroz. Estamos trazendo para cá e distribuindo para cerca de 100 produtores. O objetivo é tornar o Acre autossuficiente em produção de milho, arroz, feijão, melancia e outras culturas.”

As sementes foram plantadas em uma área de três hectares, com as variedades Primavera e 356. A estimativa é de uma colheita de aproximadamente duas toneladas. O responsável técnico da Secretaria de Agricultura, Joselito Soares, relembra que o estado já teve papel de destaque na produção de arroz, especialmente na década de 1980, mas perdeu esse protagonismo.
“Nos anos 80, especificamente entre 1984 e 1985, os armazéns da Cageacre estavam praticamente lotados com arroz, milho e feijão. Infelizmente, ao invés de continuar crescendo, a produção diminuiu, e nossa agricultura regrediu. O prefeito trouxe um projeto ousado que ajudará o estado a retomar a autossuficiência.”

O prefeito Tião Bocalom visitou a área de plantio nesta quarta-feira, 7 de maio, e demonstrou entusiasmo com os primeiros resultados. Para ele, o solo fértil e o clima local são fatores decisivos para o sucesso da produção agrícola.
“Isso aqui é riqueza! Isso aqui é comida, é segurança alimentar! O Acre precisava desse tipo de projeto. Nunca tivemos uma área de produção de sementes para distribuir para os nossos agricultores familiares. Agora, estamos com uma indústria agroindustrial, com beneficiadora e selecionadora, tudo para garantir um arroz de qualidade, igual aos que vêm de fora. Nossa terra é boa e produtiva, com o melhor clima para a agricultura. Não podemos mais aceitar que precisemos importar arroz. Este é o exemplo de como podemos produzir aqui.”
A Secretaria Municipal de Agricultura informou que a colheita das sementes cultivadas na área da Embrapa está prevista para o próximo dia 20 de maio.