O governo federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), anunciou, nesta sexta-feira, 23, que as cozinhas das escolas do Acre serão abastecidas com comida saudável oriunda da agricultura familiar.
Esse é o primeiro projeto da chamada pública Amazônia na Escola: Comida Saudável e Sustentável, que deu origem à iniciativa batizada de Nosso Paneiro. O investimento é de R$ 24 milhões, por meio do Fundo Amazônia.
A ideia é fortalecer a agricultura familiar e garantir alimentação escolar saudável no estado. A proposta piloto é a primeira de várias ações do BNDES na Amazônia que antecedem a COP30, valorizando produção sustentável e comunidades locais.
Serão beneficiadas populações indígenas, famílias rurais, assentados, extrativistas e ribeirinhos acreanos, que terão suas capacidades produtivas fortalecidas.
Escolas municipais serão as principais contempladas, especialmente as rurais dos municípios de Capixaba, Xapuri, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Feijó e Tarauacá.
Com informações do Brasil 247