Após dias de tendência de baixa, o nível do Rio Acre em Rio Branco apresentou uma elevação nos últimos dois dias, mesmo sem registro de chuvas na capital. Segundo boletim da Defesa Civil Municipal, o manancial subiu de 3,25 metros no sábado, 24, para 4,37 metros no domingo, 25, chegando a 4,92 metros na manhã desta segunda-feira, 26.
Apesar do aparente alívio, o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, explica que o aumento não representa uma reversão do quadro de seca enfrentado pela capital.
“Isso tudo já era previsto. Entre os dias 20 e 21 tivemos uma alteração muito forte no Rio Acre nas cabeceiras, na região da fronteira do Peru com o Brasil, em Assis Brasil, com aumento de três metros no nível”, relatou.
Além de Assis Brasil, o rio em Xapuri também apresentou elevação, o que influenciou diretamente no aumento momentâneo em Rio Branco. “Durante quinta e sexta-feira houve alteração em outros municípios, e esse volume elevado de água chegou aqui a partir da noite de sábado”, explicou o coordenador.
Falcão alertou que a alta é temporária e não deve persistir. “Somente em Rio Branco está aumentando o nível. O restante do estado está em vazante. Parece boa notícia, mas na verdade não é. Essa água está apenas passando. A partir desta noite ou, no mais tardar, amanhã [terça-feira, 27], o nível deve começar a cair novamente.”
O coordenador ainda projeta que o nível do manancial retorne à marca de 3,25 metros nos próximos dias e, possivelmente, atinja patamares ainda mais baixos. “Infelizmente, voltaremos ao segundo pior nível dos últimos 11 anos”, finalizou.