O Rio Acre voltou a apresentar queda no nível das águas e atingiu neste domingo, 18, a menor cota registrada em 2025, com apenas 3,88 metros em Rio Branco, conforme boletim diário divulgado pela Defesa Civil Municipal. Em 24 horas, choveu cerca de 1 milímetro na capital acreana.
Com a nova medição, o manancial reforça uma tendência de seca severa neste início de estiagem. No sábado, 17, o rio já havia marcado 4,07 metros, considerado o terceiro menor nível para este período do ano nos últimos 11 anos, ficando acima apenas das cotas registradas em maio de 2016 e 2024.
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, afirmou que a expectativa é de que a vazante continue nos próximos dias.
“Nós já estamos no início da estiagem, e a sequência é essa. Brasileia, por exemplo, está abaixo de um metro e meio. Aqui [em Rio Branco], provavelmente, amanhã estaremos abaixo de 4 metros”, previu no sábado — projeção confirmada neste domingo com a nova cota de 3,88 metros.
Desde 9 de abril, a Defesa Civil atua com uma operação de apoio à zona rural, distribuindo alimentos e realizando abastecimento emergencial de água para comunidades afetadas pela seca. Já foram entregues 50 toneladas de mantimentos, e outras 46 toneladas estão previstas até o dia 10 de junho.