O Rio Acre, em Rio Branco, amanheceu nesta quarta-feira, 14, com 4,25 metros, marcando uma redução de 7 centímetros em relação ao dia anterior. A informação é da Defesa Civil Municipal, que confirma ainda a ausência de chuvas nas últimas 24 horas. O cenário já é considerado o início do período de estiagem.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, o nível atual representa o quarto menor dos últimos 11 anos para este período. “Esse cenário poderia ser pior, mas tivemos o mês de abril mais chuvoso dos últimos 11 anos, com exceção de 2018. Isso ajudou a manter o nível do rio um pouco mais elevado”, afirmou.
A média histórica de chuvas para abril é de 198 milímetros, mas este ano o acumulado foi de 357 milímetros — um aumento de 81%, influenciado pelo enfraquecimento do fenômeno La Niña. Mesmo com esse volume, os efeitos da estiagem já começam a ser sentidos, especialmente na zona rural.
Desde o dia 9 de abril, a Defesa Civil iniciou uma operação de apoio aos produtores rurais, com a distribuição de alimentos. “Já entregamos 50 toneladas e vamos distribuir mais 46 até o final da operação, no dia 10 de junho”, explicou Falcão. O planejamento inclui também ações de abastecimento de água para áreas isoladas e campanhas de orientação em saúde para enfrentar as consequências da seca, como ondas de calor e queimadas.
Na zona urbana, o plano de combate a queimadas já foi atualizado. A Defesa Civil segue monitorando o comportamento do rio e preparando medidas para mitigar os impactos da estiagem nos próximos meses.