Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco se prepara para enfrentar seca severa, mesmo sem previsão de recordes como em 2024

Rio Branco se prepara para enfrentar seca severa, mesmo sem previsão de recordes como em 2024

Foto: Juan Vicent Diaz

A Defesa Civil Municipal de Rio Branco já está em alerta e mobilizando ações preventivas diante da estiagem severa prevista para 2025, mesmo que não se espere um cenário tão extremo quanto o de 2024. A informação foi confirmada, na manhã desta quarta-feira, 14, pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, que explicou as medidas em andamento para mitigar os impactos da seca.

“O verão deste ano não deve ser pior que o de 2024, mas ainda assim será severo”, afirmou o coordenador. Segundo ele, 2024 é considerado o pior ano da série histórica recente, com o nível do Rio Acre batendo recorde de baixa – apenas 1,23 metro em setembro – e com o maior número de queimadas dos últimos anos.

Apesar disso, condições climáticas mais favoráveis em 2025, como a neutralidade dos fenômenos El Niño e La Niña e um abril mais chuvoso (o mais intenso dos últimos 11 anos, com exceção de 2018), indicam um cenário menos extremo.

Planos atualizados para prevenir crise

Mesmo com essa expectativa, Falcão destaca que o município não pode baixar a guarda. A Defesa Civil já trabalha na atualização dos planos de combate às queimadas e de escassez hídrica, além do lançamento do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).

Entre as ações previstas estão:

“Mesmo que o cenário não iguale o de 2024, será uma seca severa, sem dúvida. Por isso estamos nos preparando com antecedência”, concluiu Falcão.

Sair da versão mobile