As atividades do Acre durante a 23ª Semana Nacional de Museus serão realizadas no Museu dos Povos Acreanos (MPA), em Rio Branco, de quarta-feira, 14, a domingo, 18, com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
O evento é realizado anualmente em todo o Brasil e conta com uma série de exposições, palestras, apresentações e oficinas, com o intuito de aproximar o público jovem dos espaços de cultura, ampliando o acesso da população aos espaços de memória, com ações que combinam tradição e inovação.
Coordenada no Acre pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com apoio do governo do Estado, a edição local propõe atividades voltadas a três eixos principais: juventude, tecnologias e patrimônio imaterial.
“A 23ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa fundamental para ajudar a divulgar, valorizar e preservar a história e nosso patrimônio cultural acreano”, explica o presidente da FEM, Minoru Kinpara.
A abertura oficial do evento contará na quarta-feira com a presença de autoridades, de representantes da Academia Acreana de Letras e apresentação artística. À tarde, será realizada uma roda de conversa com os professores da Universidade Federal do Acre, Maicon Bezerra e Sérgio Roberto Souza, com foco em práticas e formas de conhecimento relacionadas ao conceito de patrimônio.
“Não nos basta pensar somente em preservação, mas na ampliação da abrangência do conceito de patrimônio, no desenvolvimento de ações que expressem o passado e suas representações como um processo de interpretação e reinterpretação constante, produzido por sujeitos sociais que estão no presente, pela exposição das diferenças”, diz o professor Sérgio Roberto.
Na sexta-feira, a agenda cultural continua com a apresentação da banda Saudades do Seringal, às 9h, no Átrio Catraia, no MPA. No fim da tarde, às 17h30, será encenada a peça teatral Fiandeiro de Tempos, do ator, pesquisador e produtor Victor Onofre.
“É sempre uma questão de honra participar da Semana Nacional de Museus. O Coletivo Iluminar tem a perspectiva de honrar sua história, contando-a no espetáculo Fiandeiro de Tempos. Parabenizo a FEM e o Museu dos Povos Acreanos pela semana, e que venham muitas outras para comemorarmos”, enfatiza o artista.
No sábado, a programação espera atrair muitos jovens, pois será realizada a Feira Cultural Nerd e a Ocupação Cultural de Hip Hop, com programação a partir das 15h. Também serão realizadas apresentações musicais, batalhas de MCs, oficina de grafite e uma edição do Central Slam – Etapa Classificatória.
O encerramento será com a Feira Cultural Nerd, com Ocupação Cultural Rock e Universo Geek, com apresentação da banda Nestalgia, campeonato de cosplay e atividades de swordplay.
O tema desta edição foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), com o objetivo de estimular reflexões sobre a promoção do patrimônio imaterial, o potencial transformador da juventude e a importância que novas tecnologias têm em transformar museus em espaços mais sustentáveis de promoção do aprendizado.
Veja a programa completa