Com uma programação intensa que vai de 14 a 18 de maio, o museu se transforma em um verdadeiro palco para múltiplas formas de expressão cultural. A 23ª edição Nacional de Museus, realizada pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), tem como proposta central ampliar o olhar sobre o papel do museu na sociedade, indo além das exposições tradicionais e promovendo um espaço vivo, interativo e acessível à comunidade.
“É uma forma também muito importante de ampliar a visibilidade dos museus do Acre a nível nacional e estar dentro de uma programação coordenada pelo IBRAM, que é o Instituto Brasileiro de Museus, que envolve centenas de instituições em todo o país e reforça o conhecimento do Museu dos Povos Acreanos, do Museu da Borracha, do Memorial e de todos os outros espaços de História e Cultura que estão participando dessa programação como espaço de referência na Amazônia”, explica.
O evento busca reforçar a proposta da Semana Nacional de Museus, mostrar que o museu é também um espaço de aprendizado, diálogo e construção coletiva de conhecimento. A iniciativa visa estimular a aproximação com escolas, universidades, artistas e lideranças culturais, fortalecendo a rede cultural local e promovendo novas parcerias, como comenta Laís Albuquerque que participa da Produção da Semana Nacional de Museus.
“A ideia é promover um ambiente de participação onde o público possa interagir, refletir e se reconhecer nesse espaço”, destacam os organizadores. A programação foi pensada para atender públicos diversos e reafirmar o museu como um lugar de convivência, criação e expressão artística em suas múltiplas formas.
Confira a programação:
14 de maio:
Manhã
- Abertura Oficial;
- Leitura Oficial: Academia Acreana de Letras;
- Apresentação Artística;
Tarde
- Roda de Conversa;
15 de maio – (Conferencia Estadual LGBTQIAP+)
- Credenciamento;
- Apresentação Cultural;
- Composição de abertura;
16 de maio
- Apresentação Senadinho: Banda Seringal;
- Fiandeira de Tempos (Apresentação teatral);
17 de maio
- Feira Cultural Nerd;
- Show 7 Linhas;
- Central Slam;
- Batalha Clandestina;
- Oficina Grafitti Muralismo;
18 de maio
- Feira Cultural Nerd;
- Apresentação: Banda Nestalgia;
Confira: